terça-feira, 13 de agosto de 2013

Titanic

Há muito que queria fazer um post sobre o Titanic. A primeira vez que vi o filme "Titanic" - 1997, produzido por James Cameron, passei a fazer parte dos admiradores da história. Admito que sempre tive curiosidade sobre os acontecimento reias.
A enorme grandiosidade do transatlântico e todos os mitos e factos envolvidos na tragédia fascinaram-me por completo.

Aqui fica então:

                                                   
                                                    TITANIC








Com 2.240 pessoas a bordo, o naufrágio resultou na morte de 1.517 pessoas, hierarquizando-o como uma das piores catástrofes marítimas de todos os tempos. O Titanic provinha de algumas das mais avançadas tecnologias disponíveis da época e foi popularmente referenciado como "inafundável" - na verdade, um folheto publicitário de 1910, da White Star Line, sobre o Titanic, alegava que ele fora "concebido para ser inafundável".  

O casco do Titanic foi lançado ao mar no dia 31 de maio de 1911, e sua equipagem foi concluída em 31 de março do ano seguinte. O seu comprimento total era de 269,10 m, largura era de 28 m. Apenas três das quatro chaminés de 19 metros de altura eram funcionais; a quarta chaminé servia apenas para ventilação; foi adicionada para dar ao navio uma aparência mais impressionante. O navio podia transportar um total de 3.547 pessoas, entre passageiros e tripulação.



 Titanic superou todos os seus rivais em termos de luxo e a opulência. A seção da Primeira-classe tinha uma piscina, um ginásio, uma quadra de squashbanhos turcos, banhos elétricos e o Café Verandah. As salas comuns da Primeira-classe foram adornadas com painéis de madeira esculpidos, móveis caros e outras decorações. Além disso, o Café Parisien oferecia culinária aos passageiros da primeira-classe com uma varanda iluminada pelo Sol. Havia bibliotecas e cabeleireiros tanto na primeira como na segunda classe. A sala geral da terceira-classe tinha painéis de pinheiro e móveis robustos. O Titanic incorporou recursos tecnológicos avançados para a época. Ele tinha três elevadores elétricos, dois na Primeira-classe e um na Segunda-classe. Ele também tinha um subsistema elétrico alimentado por geradores a base de vapor, uma fiação elétrica que cobria todo o navio e dois rádios Marconi, incluindo um de 1.500 W manejado por dois operadores que trabalhavam em turnos, permitindo contato constante e a transmissão de muitas mensagens dos passageiros.




                                                                          Piscina        
       






                                                                               Ginásio










                                          

Na viagem inaugural do Titanic, algumas das mais importantes pessoas da época estavam viajando na primeira classe. Entre elas estavam o milionário John Jacob Astor IV e sua esposa Madeleine Force Astor, o industrialista Benjamin Guggenheim, o dono da Macy's Isidor Strauss e sua esposa Ida, a milionária Margaret "Molly" Brown (conhecida mais tarde como "Inafundável Molly Brown" devido aos seus esforços para ajudar outros passageiros durante o naufrágio), Sir Cosmo Duff-Gordon e sua esposa Lucy, Lady Duff-Gordon, George Dunton Widener com sua esposa Eleanor e seu filho Harry, o jogador de criquete e empresário John Borland Thayer com sua esposa Marian e seu filho de 17 anos Jack, o jornalista William Thomas Stead, a Condessa Noël Leslie, o assessor presidencial Archibald Butt, a escritora Helen Churchill Candee, o também escritor Jacques Futrelle e sua esposa May, os produtores Henry e Rene Harris, a atriz Dorothy Gibson e outros. O banqueiro J. P. Morgan estava agendado para viajar na viagem inaugural, mas cancelou no último minuto. Viajando na primeira classe a bordo do navio estavam o diretor da White Star Line, J. Bruce Ismay e o construtor do navio, Thomas Andrews, que estava a bordo para observar qualquer problema e avaliar a performance geral do navio.

Fonte: Wikipédia


                                  Personagem Molly Brown - Filme Titanic realizado por James Cameron - Este tentou arranjar atores que fossem de facto parecidos com os reais.

                                                                        Molly Brown



                                                                 Thomas Andrews

                                                                         Filme






Isidor e Ida Strauss: ( o amor não tem limites...)


O casal estava a bordo na noite de 14 de abril, quando o navio colidiu com um iceberg enquanto navegava pelo Atlântico Norte. Os botes salva-vidas foram lançados ao mar, dando prioridade às mulheres e crianças. Ida e Isador subiram até ao Convés Principal, para junto dos botes, mas Ida recusou-se a deixar Isidor sozinho no navio que afundava, dizendo "Não me separarei do meu marido. Como vivemos, assim morreremos, juntos".5 Um oficial, apercebendo-se da situação, acercou-se do casal e ofereceu um lugar a Isidor, por se tratar de um homem de idade, mas este recusou-se a abandonar o barco antes de homens mais jovens do que ele. No seu lugar entrou Ellen Bird, empregada de Ida, para o bote. Isidor e Ida foram vistos pela última vez sentados, juntos, enquanto a água subia pelo convés, tendo ambos falecido na madrugada de 15 de abril, quando o navio afundou.



Destroços:
















Objetos recuperados:







                                                              Jóias verdadeiras











Bastidores do filme produzido por James Cameron:


















1 comentário:

  1. Que riqueza nas fotografias, matéria completa e bem pesquisada. Parabéns

    ResponderEliminar